Ministro Padilha reitera apoio à informatização do SUS em Porto Velho

Publicado em: 04/10/2011 Categoria » sa�de

O secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel esteve com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que resultou em mais um encontro exitoso. O assunto em pauta foi o agradecimento pelo apoio ao processo de informatização da saúde municipal e a confirmação da parceria ininterrupta ao projeto desencadeando em conjunto com a equipe da Semusa.

 

   Para o ministério da Saúde a informatização das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das diretrizes tecnológicas adequadas, é essencial para a descentralização das atividades de saúde e viabilização do Controle Social sobre a utilização dos recursos disponíveis. Para alcançar os objetivos foi criado o Departamento de Informática do SUS – DATASUS, integrado a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde.

 

Funcionamento

 

   Hospub é o Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar que fornece soluções de Tecnologia da Informação para gerenciamento, gestão e controle social do SUS em unidades hospitalares. O sistema é de domínio público e está à disposição de qualquer interessado vinculado à rede assistencial do SUS. O Hospub é composto por subsistemas, como  arquivo médico, emergência, internação, ambulatório, laboratório, centro cirúrgico e perinatal e pode ser implantado de forma total ou parcial, de acordo com as necessidades de cada unidade de saúde.

 

   Na visita ao ministro Padilha, o secretário Pimentel esteve acompanhado dos técnicos do DataSus, José Luis Arcieri e Walter Alves de Souza, que estão coordenando o trabalho de informatização do  sistema de saúde municipal em Porto Velho, utilizando a ferramenta free do DataSus Hospub, em parceria com a equipe do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria do SUS (DAC) da Semusa. O ministro reafirmou ao secretário o total apoio do Datasus neste processo de automação do sistema portovelhense.

 

Por: Aurimar Lima
Fotos: Semusa

Comentários:

Seja o primeiro a comentar.

Faça um comentário sobre esta postagem: